Nos dias de correria atuais, acabamos não percebendo a importância de armazenar os alimentos corretamente na geladeira e com tantas opções de modelos acabamos esquecendo de observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras, que é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade dos alimentos.
Tanto nas geladeiras comuns, quanto na geladeira inox é importante termos esse cuidado com todos os alimentos que utilizamos no dia a dia.
É importante observar que além do prazo de validade, também é diferenciado após aberto alguns alimentos então essa validade deve ser contada ao armazenar o mesmo.
O que devemos guardar na geladeira: Aqueles produtos que estragam mais facilmente e não podem ficar armazenados por muito tempo. É importante lembrar que nas temperaturas de refrigeração também pode haver crescimento de micro-organismos. A geladeira não deve ter excesso de produtos, pois isso pode afetar sua capacidade de resfriamento, prejudicando a conservação dos alimentos. As carnes só devem ser conservadas na geladeira se forem ser usadas no mesmo dia. Alguns alimentos que devem ser guardados na geladeira: são os ovos, leite, queijo, manteiga.
O que não devemos congelar? - Vegetais que serão usados crus: desidratam e mudam a textura original - Carne salgada ou defumada: altera as propriedades - Creme de leite, doces caramelizados, leite fresco, iogurte, picles, pudim de clara ou leite condensado e curau: alteram as propriedades.
A organização da geladeira é importante para conservar melhor os alimentos, fique atento nas dicas abaixo:
Gaveta inferior: é o local menos refrigerado, o mais apropriado para armazenar frutas, legumes e verduras, que são alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas e podem até estragar se não armazenados da forma correta.
Última prateleira: pode ser utilizado para guardar frutas ou alimentos para descongelar.
Prateleiras intermediárias: são boas opções para conservar alimentos prontos para o consumo, cozidos e sobras de comida, tudo será consumido mais rapidamente.
Prateleira superior: quanto mais para o alto da geladeira, mais frio. Devido a isso é ideal para acondicionar leites e seus derivados.
Gaveta superior: é lá que você deve guardar as manteigas, temperos verdes e as carnes que serão preparados.
Congelador: é o lugar ideal para armazenar alimentos congelados ou que precisam ser conservados a uma temperatura mais baixa.
Porta da geladeira: é o local que sofre maior variação de temperatura. Por isso, é ideal para alimentos industrializados de consumo rápido como bebidas, molhos, conservas e temperos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário