Reprodução humana: um novo começo

 Conheça a especialidade médica capaz de ajudar casais a concretizarem o sonho da maternidade/paternidade

reprodução humana é um processo bastante complexo que, para acontecer de maneira natural, depende de uma série de fatores que envolvem tanto o homem quanto a mulher. Para a maioria dos casais, ela pode ocorrer por meio da relação sexual. Porém, há situações em que os casais não conseguem engravidar por esse meio.

Na Medicina, a área da reprodução humana auxilia esses casais que, por algum motivo, têm dificuldades para iniciar sua jornada na maternidade e paternidade. As principais razões que podem levar a uma dificuldade de engravidar estão relacionadas a alterações que podem estar presentes no organismo feminino, no masculino e até mesmo em ambos.

Quando um casal apresenta dificuldades para engravidar naturalmente, o ideal é procurar um especialista em reprodução humana para avaliar o caso de maneira individualizada. Com base em exames e diagnóstico do caso, este profissional poderá indicar a técnica mais adequada para que o casal consiga engravidar — que pode ser tanto o tratamento de uma condição específica ou por meio da reprodução assistida.

Principais tratamentos de reprodução humana

Quando é identificada a infertilidade conjugal, o próximo passo geralmente consiste em escolher e conduzir o tratamento mais adequado para o caso. Em geral, cada fator de infertilidade responde melhor a uma técnica de reprodução humana diferente, que deverá ser escolhida pelo médico em conjunto com o casal que pretende engravidar.

Os principais tratamentos de reprodução humana possíveis são:

Fertilização in Vitro (FIV)

A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento que consiste no encontro do óvulo com o espermatozoide em um processo realizado em laboratório. Geralmente, os óvulos são coletados após estímulo ovariano e fertilizados pelos espermatozoides, resultando em embriões que posteriormente serão transferidos para o útero. As chances de a Fertilização in Vitro dar certo estão diretamente relacionadas com a idade da mãe. Apesar da receptividade do endométrio da mulher e da qualidade do embrião produzido serem fatores importantes, a idade da paciente é determinante para o sucesso da fertilização de gametas. Por esse motivo, o procedimento pode ser indicado para os casos de idade avançada.

Inseminação artificial

Este é um tratamento de reprodução humana em que o sêmen é depositado dentro da cavidade uterina. A inseminação artificial é considerada um procedimento de baixa complexidade e indicado principalmente para mulheres que apresentam distúrbios de ovulação ou muco cervical espesso, além de homens com alterações discretas no sêmen.

Congelamento de óvulos

Indicado para quem deseja engravidar futuramente, este tratamento tem o objetivo de garantir a preservação da fertilidade (no caso de tratamentos oncológicos ou mulheres que possuem baixa reserva ovariana) e para tratamentos de Fertilização in Vitro (nos casos em que a coleta de espermatozoides do parceiro da paciente não resulta em um número considerado ideal para a FIV naquele momento).

Coito programado

Este tratamento de reprodução humana é bastante simples: a partir do acompanhamento do ciclo reprodutivo da mulher, o especialista ajuda a determinar o melhor dia para que o casal tenha relações sexuais, com mais chances de gravidez. Para favorecer este processo, os ovários da mulher podem ser estimulados por meio de medicamentos.

Mini-FIV

A Mini-FIV é indicada para mulheres com falência ovariana e que desejam engravidar com óvulos próprios. Nela, a indução da produção de óvulos prioriza especialmente a qualidade do material genético, em vez de focar na quantidade. Trata-se de um tratamento de reprodução humana mais indicado para mulheres com mais de 40 anos, idade em que o organismo passa a sentir maior dificuldade para produzir óvulos.

ICSI

Sigla para injeção intracitoplasmática de espermatozoides, a ICSI é um tratamento em que um espermatozoide saudável é escolhido microscopicamente e inserido diretamente dentro do óvulo. Dessa maneira, é possível separar material genético em condições para fertilização, revertendo problemas como alterações na quantidade ou qualidade dos espermatozoides.

Assisted-Hatching

O Assisted-Hatching é uma técnica que visa aumentar as chances de implantação do embrião em alguns casos de fertilização in vitro. Ela ajuda na abertura da capa protetora do embrião, facilitando sua implantação dentro do útero. Este tratamento de reprodução humana é indicado para casos de aborto de repetição, endometriose, idade avançada e falhas repetidas em FIVs anteriores.

Outros tratamentos

Há situações em que o casal pode ser submetido a outros tratamentos, como reversão da laqueadura ou reversão da vasectomia, no caso de pacientes que realizaram estes procedimentos, mas por algum motivo mudaram de ideia e desejam ter filhos.

Quanto custa um tratamento para infertilidade?

O tratamento de reprodução humana pode ter custos variados e que dependem de diversos fatores, tais como o procedimento indicado para o caso e a quantidade de tentativas necessárias para o sucesso da gravidez. Apenas uma avaliação detalhada e criteriosa do especialista poderá apontar as causas da infertilidade e a melhor forma de alcançar uma gestação saudável, o que demanda a realização de exames específicos.

Em geral, os principais exames solicitados são o espermograma, o ultrassom de bolsa testicular e avaliações hormonais ou genéticas para os homens. Para as mulheres, a avaliação inclui exame de ovulação, histerossalpingografia, dosagem hormonal, reserva ovariana, ultrassonografia pélvica, cariótipo, ressonância magnética, histeroscopia, exames metabólicos, entre outros.


Fonte:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Princesa Moderna - 2013 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo